Enredo 2019

O tema para o carnaval 2019  "É FOGO" desenvolvido pelo carnavalesco Carlos Gomes.

É fogo! E o fogo é: magia, encanto, temor, fé, destruição, purga, luz, fé, energia…

Desde sempre que a relação entre o homem e o fogo viveu de uma dualidade entre o bem e o mal, o encanto e o temor. Esta ambivalência percorre as diversas facetas que este elemento primordial representa nas nossas vidas.

O fogo surgiu na vida do homem, muito provavelmente, por acaso – como resultado de um raio ou de uma erupção vulcânica – mas, assim que o dominou, a humanidade partiu para uma (r)evolução imparável. Devido á sua importância, a génese do fogo nas mãos do homem e todo o seu poder, foi sendo romanceada ao longo da história, traduzida em mitos e lendas – Prometeu, Joana d’Arc e a Fénix – e assumiu até poderes de representação divina – a adoração a deuses do fogo/sol, como Inti na mitologia Inca ou as Língua de Fogo do Espírito santo.

A fogueira deu sentido de comunidade ao homem até então eremita. À sua volta partilham-se histórias e tradições, cantigas e danças. Mas a fogueira também é Santa Inquisição e queimada descontrolada, é ceia repartida ou poção mágica apurada.

Fogo é amor e paixão – o tal que não se vê, mas bem…como se sente… É símbolo olímpico de integridade e vitória. É onde as lágrimas, do fogo-de-artifício, são símbolo de festa e felicidade… mas pode ser também a fogueira eterna onde reina Satanás.

É por entre as chamas avassaladoras que vemos a personificação da coragem, do altruísmo, dedicação, solidariedade e muito mais personificados nos nossos Bombeiros.

Da vela que ilumina, à fogueira que aconchega, da chama de ignição de um motor a combustão ao bafo mítico do dragão, o fogo aquece o nosso corpo e incendeia a nossa imaginação. É no calor desta imensa festa carnavalesca que nos vamos entregar e, fazendo jus ao poder lendário do fogo, incendiar esta cidade com uma alegria imensa até à cinza de quarta-feira.

 

Leia na íntegra  e letra do Grupo Samba Tribal: